Mochilando


Olá meninas, tudo bem? Espero que sim! O ano está começando e a maioria das pessoas estão viajando (inclusive eu hehehe), então decidi inaugurar o blog postando dicas sobre viagens. Como arrumar suas malas, como escolher seu destino e muito mais!! Bora conferir?!


Antes de qualquer coisa você tem que decidir para onde quer ir. Deve levar em consideração o quanto você pode gastar e quanto tempo pretende ficar. Se você pode gastar um pouco mais, vale a pena fazer viagens mais longas, para destinos que são mais caros (internacionais). Para esse tipo de viagem, se você não tem passaporte, deve tira-lo. Basta entrar no site da Polícia Federal e clicar em Requerer PassaporteNo site tem todas as informações e documentações que você precisará. (O processo costuma ser demorado, porque é  difícil encontrar um horário para agendar sua visita. É bom ir se preocupando com isso  6 meses antes da sua viagem).
Depois disso, deve-se tirar o visto. Lembrando que não são todos os países que exigem visto brasileiro. Para saber quais são eles, acesse ESSE site. 



Com passaporte e visto em mãos, é hora de comprar as passagens. Você pode optar por comprar pacotes, que geralmente incluem as passagens e o hotel, ou comprar as passagens e escolher o hotel individualmente. Se optar por não escolher pacotes, pesquise, pois cada país/cidade tem uma época em que as passagens saem mais baratas. Existem dias  da semana que os preços caem, por exemplo, nos finais de semana, é sempre mais caro! Os horários também fazem diferença, de madrugada o preço tende a cair. (É importante comprar a passagem com antecedência. Pra viagens internacionais 3 a 4 meses antes da data é quando se acha as passagens com melhores preços). Se optou por escolher um pacote, procure os que incluem tanto a passagem de ida, como de volta.



Reservar o hotel algumas semanas antes da viagem é super importante. Um ótimo site para pesquisar e reservar hotéis com segurança é o BOOKING. (Veja as opiniões que os hospedes que passaram pelos hotéis deixaram no site, assim você pode ir descartando os que são cheios de criticas). Se optou por escolher um pacote, procure um que ofereça um hotel em uma localização boa, e com serviços inclusos como café da manhã, camareira, wifi grátis etc.



As atrações mais populares de cada lugar tem preços tabelados e custam caro. Por isso é muito importante pesquisar e escolher os lugares que você mais quer ir, porque aí você já sabe mais ou menos quanto vai gastar e assim não terá imprevistos. Se escolheu comprar um pacote, procure os que oferecem algum passeio incluso.



Se você vai ficar em apartamentos/casas, o melhor é fazer compras no mercado e tomar café da manhã em casa mesmo, pois assim se economiza bastante. Quado for passear, leve lanches, pois também dá pra gastar menos. Se escolheu comprar um pacote, procure os que oferecem cafe da manhã incluso (geralmente a maioria oferece).



Em relação ao transporte, tem que tomar cuidado com os taxistas. Você, em outro país, sem conhecer muito a língua, com dinheiro sobrando? Eles adoram! Por isso, é bom pesquisar os trajetos antes de sair de casa para não ser "roubada". Se optar por alugar um carro, a Thrifty é otima! Já se preferir o transporte público é muito bom dar uma pesquisada nos planos que eles oferecem. Novamente, se optou por um pacote, escolha o que oferecem translado.



Se você for em feirinhas, lembre que tudo é negociável! E às vezes, você vai na barraquinha do lado e encontra um mesmo produto com um preço diferente. Em lojas não tem jeito, gostou, provou, leva!
É legal escolher as lojas que você quer ir e separar um dia só para isso, sem passeios nem nada, apenas comprinhas.


Se você vai viajar para fora do país, vai gastar trocando o nosso dinheiro pelo do país de destino. É mais recomendável fazer essa troca e levar uma quantidade razoável que de para gastar com comida, transporte, passeios, e compras, e só usar o cartão de crédito/débito em extrema necessidade, porque com ele vem taxas e conversões, o que torna o produto muito mais caro. (Mesmo que você use apenas seu cartão ou o Travel Card, você terá que trocar um pouco de dinheiro para coisas básicas (transporte, comida).
PS1: Nunca saia com todo seu dinheiro de casa, para o caso de ser assaltado e ficar sem nada.
PS2: Nunca leve o dinheiro contadinho, imprevistos acontecem!


Seguro viagem é obrigatório pra quem vai pra Europa, mas de ser feito para qualquer destino. Normalmente os cartões de crédito oferecem esse tipo de serviço, e é crucial se você não quiser acabar com a viagem por um acidente, ou até quem sabe extravio de bagagem.


Na hora de escolher a mala deve-se levar em consideração o tempo de duração da viagem. Não adianta levar uma mala pequenininha e ficar fora por 3 meses, por exemplo. Além disso, tem que pesquisar o clima do local, para não congelar ou derreter. Para não precisar sentar em cima dela para fechar que nem aparece nos filmes, há uma sequencia de dicas que deixa a mala super organizada e com todos os espaços bem ocupados. 

Primeiro deve-se colocar as calças: coloque-as esticadas no fundo da mala com as pernas para fora. Depois de colocar tudo, dobre as pernas da calça por cima das outras roupas. Aí
vem as bermudas e shorts.
Na sequência, coloque os vestidos. Eles devem ser dobrados o mínimo possível e colocados esticados, com parte da roupa para fora da mala (assim como foi feito com as calças). Camisetas devem ser dobradas como de costume e depois enroladas. 
Roupas íntimas devem ser colocadas em sacos, biquínis e maiôs também.
Os sapatos podem ser colocados em sacos individuais em compartimentos separados
na mala ou, se colocados junto às roupas, nos cantos da mala.Se for necessário levar muitos sapatos ou sapatos de neve, o ideal é uma mala separada, para não amarrotar as roupas.
Os produtos de higiene pessoal, cosméticos e remédios devem ser colocados em uma necessaire. Por fim, não se esqueça de levar, no fundo da mala, um saco grande para trazer as roupas sujas separadas das roupas limpas.


Se sua decisão for viajar para outros estados de seu país, as dicas de passagens, atrações, comida, transporte e compras são as mesmas. A diferença é que você não precisará de passaporte, visto ou trocar seu dinheiro. E, se ao invés de escolher as passagens e hotel/apartamento/casa separado você optar por um pacote, é valido pesquisar bastante e escolher o que tem mais coisas inclusas, por será menos dinheiro gasto. O melhor site de pacotes é ESSE, e para passagens depende do seu gosto por empresas aéreas. 
Os destinos mais procurados do Brasil são: Gramado/Canela (Rio Grande do Sul), Florianópolis/Garopaba (Santa Catarina), Foz do Iguaçu/Ilha do Mel (Paraná), Guarujá/Ilhabela (São Paulo), Paraty/Cabo Frio/Angra dos Reis (Rio de Janeiro), Ouro Preto/Tiradentes (Minas Gerais), Guarapari (Espirito Santo), Maragogi/Barra de São Miguel (Alagoas), Praia do Forte/Chapada Diamantina (Bahia), Canoa Quebrada (Ceará), Lençóis Maranhenses (Maranhão), Campina Grande (Paraíba), Fernando de Noronha/Porto de Galinhas (Pernambuco), Praia da Pipa (Rio Grande do Norte), Ilha de Marajó (Pará), Caldas Novas (Goiás), Bonito/Três Lagoas (Mato Grosso do Sul).

Por hoje é só meninas, espero que esse post tenha ajudado vocês a decidir sobre suas viagens, pois se eu soubesse de tudo isso antes não teria passado por maus bocados!! Hahaha, enfim, até semana que vem! Beijos, Fer <3












Nenhum comentário:

Postar um comentário